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Teste de Software em Ti Interna

Teste de Software em TI Interna. Fonte: diretriz.net

A importância da área de qualidade de software deve ser considerada por todos que desenvolvem, analisam ou gerenciam projetos de software. Claro, ainda existem alguns profissionais que podem ter dúvidas referente a importância desta área, para estes, recomendo a leitura de A importância dos Testes não Funcionais (e lembre-se que o Teste não Funcional, é somente uma fatia do bolo).

A área de qualidade de software geralmente tem mais ênfase em software houses, pois este tipo de segmento produz softwares de prateleira, ou seja, o mesmo software utilizado por vários clientes. E com isto, fundamenta-se da qualidade para vender mais.

Software houses, também investem mais em qualidade de software que uma fábrica de software interna, pois se o produto não cumprir os requisitos que promete ou apresentar falhas, seu cliente terá a impressão de um produto sem qualidade ou com defeito comprometendo a sua fidelidade como cliente, que tende a troca-lo assim que ofertarem um produto mais robusto e barato. Diferente da qualidade de software em fábricas internas de desenvolvimento (Ti interna). Ou seja, empresas ou instituições que possuem fábrica de software de forma a desenvolver produtos para serem utilizados internamente e não para um cliente externo. Quem já trabalhou em ambas (software house e ti interna) provavelmente percebeu um impacto negativo na qualidade de software. Certo?

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Isto, muitas vezes, deve-se ao fato que o cliente para qual o software é desenvolvido é interno e não externo, ou seja, não se trata de um cliente que se caso não gostar do produto, liga e contrata outro fornecedor. O cliente interno, alguma vezes, submete-se a utilizar o produto mesmo contendo defeitos e com qualidade ruim sem a opção de troca rápida, como um cliente externo faria.

O perfil destes clientes são diferenciados porém o agravante está na gerência de projeto e na qualidade de software. Requisitos bem definidos de modo colaborativo (cliente – setor ti) onde entende-se que a qualidade de software é implementada de forma a produzir sistemas robustos, tendem a obter bons resultados. Principalmente quando o fator colaboração com o cliente, é destacado.

Colaboração com o Cliente. Fonte: Maxlmo Campos Leyba

A equipe de qualidade de software em uma fábrica de software interna deve promover a colaboração, prover a qualidade do processo e não somente do produto, por este fator podemos afirmar que o papel de uma equipe de qualidade de software neste cenário é mais desafiador do que em uma software house.

Uma fábrica de software interna pode não possuir uma equipe de qualidade, com isto admite-se que não há uma verificação e validação dos softwares produzidos. Com o objetivo de frisar a importância de uma equipe de qualidade de software na Ti Interna, seguem algumas vantagens desta implantação.

Por que implantar qualidade de software em Ti Interna?

Existem muitas vantagens de implantar uma equipe de qualidade de software na Ti Interna, entre estas vantagens, destacam-se:

Padronização

Geralmente, fábricas de software internas possuem uma padronização de seus produtos, até mesmo de layout, muitas vezes com o objetivo de garantir a usabilidade do software no qual os clientes internos já estão acostumados. Uma equipe de qualidade de software pode promover a manutenibilidade desta padronização e deve realizar devidos apontamentos de forma a garantir esta padronização temporariamente instituída.

Sistemas Robustos

Identifica-se um software robusto pela sua capacidade de funcionar mesmo em condições anormais. Algumas  vezes, chamados de planos de contingência, são validados pela equipe de qualidade de software através de Casos de Testes Negativos. Garantindo a usabilidade caso ocorra alguma falha, que é o desejo do gerente de projeto, a satisfação do usuário e a salvação do suporte.

Qualidade para todos

O grande desafio de uma Ti Interna é ser destacada como o setor mais importante da empresa ou instituição, e para chegar a este patamar necessita-se desenvolver softwares de qualidade. Além de garantir um software robusto e que cumpra os requisitos, os clientes internos serão mais gratos ao setor de Ti que facilita cada dia mais o seu trabalho. E muitas outras…

Conclusão

A não verificação e validação do software em seu desenvolvimento é algo bastante grave, basta fazer uma varredura na internet que serão encontrados muitos outros motivos da implantação da qualidade de software em uma empresa. Destaca-se também que clientes internos produzem as mesmas saídas que um clientes externos, de forma que ambos podem promover ou degredar um setor de Ti.

Contudo, uma equipe de qualidade de software que tenha autonomia e busca a qualidade do software produzido, pode ser um fator a se considerar quando busca-se a promoção do setor.

Tags: Ti Interna
Roger Ritter

Em 2009, iniciou a sua trajetória em busca da Qualidade de Software em Passo Fundo/RS onde se formou em Ciência da Computação pela UPF. Após, iniciou pesquisas relacionadas a BDD (Behavior Driven Development), buscando mais agilidade em ambientes ágeis de desenvolvimento (com framework Scrum e Kanban). Em 2018, concluiu o título de Mestre pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e obteve o certificado internacional de atuação em Qualidade de Software (04075-BR ISTQB). Roger sempre esteve em contato com a área profissional aplicando técnicas e métodos ágeis na prática, em empresas como a Dell, Globo, Unimed, Banrisul e outras. É CEO Founder, da empresa Orni.com.br onde também aplica metodologias ágeis e qualidade de software agindo, na prática, com problemas cotidianos da indústria de software. Roger Ritter Em jul/2020

Ver Comentários

  • Parabéns pelo artigo Roger!

    Infelizmente muitos não dão o mesmo tratamento ao cliente interno. O produto de TI que vai ser utilizado pela empresa deveria ter, no mínimo, a mesma qualidade do que vai ser entregue ao cliente externo.

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